Cresça e se esclareça: Texto de Gabriel O Pensador!
Cresça e se esclareça
"Crioulo quando não caga na entrada caga na saída;
e preto parado é suspeito, preto correndo é ladrão."
Você acha graça dessas piadinhas?
Bem, de qualquer forma, você está, como todos nós, precisando ler isto aqui:
Não podemos ser esse povo desnorteado e desvinculado de suas raízes tão ricas, comandado e manipulado por outras nações cujas riquezas se concentram quase que só mesmo nos bens materiais. É do primeiro mundo que importamos tudo aquilo que deveríamos estar constituindo por nós mesmos, de acordo com o nosso próprio passado histórico e cultural. É deste primeiro mundo que importamos até os problemas e as fraquezas ideológicas e intelectuais que tanto o perturbam. Um bom exemplo desse lixo que se transporta de fora para dentro do Brasil é o racismo (desde os tempos de Brasil-colônia).
Este racismo que, perversa e sorrateiramente, vai crescendo na nossa sociedade - ou que, no mínimo, vai se mantendo presente, sem dar demonstração de decréscimo - graças a um sistema viciado que o suporta através dos meios de comunicação altamente estrangeirizados, das piadas e anedotas tão comuns sobre o assunto, e até mesmo, e principalmente, graças ao seu caráter falsamente inofensivo, que faz com que este preconceito seja transmitido de pai para filho naturalmente no dia-a-dia, sem a menor preocupação.
Num país onde a união da população mostra-se totalmente necessária, esse tipo de discriminação só prejudica a todos e não beneficia ninguém, sendo ainda agravado pela constante crise social. Mesmo aqueles que possuem melhores condições financeiras, e que por isso poderiam ser caracterizados por uma maior capacidade de esclarecimento e um privilégio cultural e intelectual, por incrível que pareça, demonstram estar bem mais próximos da irracionalidade e da debilidade no que diz respeito ao posicionamento nessa questão tão importante. Absurdamente, essas pessoas das classes mais favorecidas são, no nível pessoal, os principais elementos sustentadores e difusores do racismo na nossa sociedade, assim como são os que mais facilmente se entregam às imposições culturais, ideológicas, estéticas e comportamentais vindas do primeiro mundo - fragilidade que pode ser comprovada pela adesão freqüente a variados tipos de modismos.
Não há um exemplo a ser seguido no mundo de hoje. Sendo assim, é preciso criarmos a nossa própria estrutura se objetivamos uma sobrevivência digna na atual conjuntura.
Não será com essa fraqueza encoleirada e importando todo o lixo que podemos que definiremos uma trajetória de OrDeM E PrOgReSsO, pois para isso, antes de mais nada, é preciso vestirmos uma bandeira e nos assumirmos como o povo de um país singular do terceiro mundo, e não como robôs ou fantoches do chamado 'mundo desenvolvido'.
E para começar, vamos acabar com atrocidades como o racismo, eliminando qualquer tipo de preconceito racial, regional ou social (coisas das quais devemos nos envergonhar) e parando com as piadinhas que perpetuam essas idéias absurdas contaminando os ouvidos de nossos filhos.
Vamos ressuscitar a BRASILIDADE no coração e na mente de cada um de nós.
VAMOS MATAR ESSAS IDÉIAS ANTES QUE ELAS MESMAS NOS MATEM.
GABRIEL CONTINO
ou GaBrIeL o PeNsAdOr,
Rio, 03 de maio de 1992.
apenas um humilde e jovem RaPpEr que parou para refletir sobre o seu meio.
qUaL sErÁ a SuA aTiTuDe????????????????????????????????
* Obrigado às moças do xerox pelo uso das máquinas.
0 comentários:
Postar um comentário