Orkut completa 10 anos.

15:55 Lello Pensador 0 Comentários

Na data de hoje, 24 de Janeiro de 2014, o Orkut completa seus 10 anos!  Para comemorar os 10 anos, vamos relembrar um pouco da história do Orkut

Julho de 2004



27 de agosto de 2004



Um pouco da História do Orkut

Fundada pelo seu criador, o engenheiro Orkut Büyükkökten, a rede social era bastante limitada e só podia ser acessada por membros convidados. Neste mesmo ano o Orkut ganhou destaque na imprensa internacional devido às restrições de acesso e também porque tentava provar que todas as pessoas estão a apenas cinco intermediários de qualquer outra pessoa do mundo.


A necessidade dos convites transformou o Orkut em uma grande expectativa para quem não possuía permissões. Cada usuário podia distribuir apenas 20 convites (número que passou para cem pouco depois) e muitos chegaram a vender estes acessos.

Mas as limitações também se estendiam para os usuários cadastrados. Sabe aquele limite de 10 mil fotos que você pode adicionar em seu álbum? Pois nos primórdios do Orkut esse número era de apenas 12. Quem quisesse colocar outras, precisava apagar as que já possuía.

Além disso, não existia tanta segurança e privacidade no Orkut. Todos os usuários poderiam ver tudo o que outros postassem. Recados, fotos e informações, nada era protegido por cadeados como acontece hoje. A única forma de proteger seus dados era não os colocando no ar.

Mudanças: a explosão do Orkut

Em 2005 o Orkut ganhou a atualização que fez com que os brasileiros fossem conquistados de uma vez por todas: tradução para o português. Então os “Scraps” viraram “Recados”, os “Testimonials” viraram “Depoimentos” e o “Orkut” virou “Mania nacional”. Até mesmo as lan houses sentiram o impacto, pois muitos usuários deixavam de jogar para acessar a rede.




Entre 2005 e 2011, mais de 30 mil atualizações de engenharia já foram aplicadas no Orkut. Isso significa uma série de modificações na estrutura de programação e segurança, funcionalidades, sistema de anúncios e muitos outros (pequenos ou grandes) avanços realizados no serviço. Talvez a mais comentada por todos seja o nosso próximo item.

Reportagem no programa "Fantástico", sobre o orkut

O novo Orkut

Cinco anos após o lançamento, muitos usuários questionavam-se acerca das poucas alterações visuais que haviam sido colocadas no ar. Foi assim até que no final de outubro de 2009 foi lançado o Novo Orkut. Com diversos temas para escolha dos usuários, cada um podia definir as cores do seu perfil.


Novos temas são lançados com frequência, geralmente ligados a algumas datas específicas, como Natal, Ano Novo e Carnaval. A novidade trouxe de volta os convites ao Orkut, causando bastante alvoroço por parte dos usuários mais fanáticos da rede social. Não demorou para que os recursos fossem disponibilizadas para todos.

Uma rede social brasileira

Não dá para negar que o Orkut foi dominado pelos brasileiros. Os dados oficiais mostram que 50,6% dos usuários são brasileiros, o que motivou a Google a transferir o controle da rede social para o escritório brasileiro. Isso mesmo, desde 2008 o Orkut é gerenciado pela Google Brasil, que conta com parceria da Google Índia, mas é dona da palavra final.



Naquele mesmo ano, dados do Ibope informavam que mais de 40 milhões de brasileiros possuíam acesso ao serviço. Isso representa cerca de 75% dos usuários brasileiros que possuem internet, tanto em suas casas quanto em computadores coletivos.

Como já dissemos, em escala mundial o Orkut não se compara a outras redes, mas no Brasil essa conversa era bem diferente. 

Feito para nós

Muitos questionam os motivos de o Orkut dar tão certo do Brasil. Nisso surgem uma série de hipóteses, todas com explicações bem contundentes. Inegável que o mistério que era criado pela necessidade dos convites foi uma jogada de mestre da equipe de marketing da Google. A curiosidade e a sensação de exclusividade dos usuários foram primordiais.

Não restam dúvidas de que o Orkut foi a rede social dos brasileiros. 

Voltando ao Presente, se passaram 10 anos

Apesar de ter sido superado, Orkut ainda atrai público cativo, diz matéria da uol

Segundo a comScore, mais de 6 milhões de pessoas entraram no Orkut em dezembro do ano passado.

Embora pareça pouco se comparado aos tempos áureos da plataforma, que chegou a ter como membros quase metade da população brasileira com internet (mais de 40 milhões de cadastrados), ainda é um número que não pode ser desprezado.

10 Motivos para Lembrar dos 10 anos do Orkut

1) Depoimentos
Nada hoje supera a sensação que é entrar no seu Orkut e ver que havia recebido um depoimento. Seja o “não aceito”, com declarações amorosas, ao “O que falar desse cara que mal conheço e já considero muito. É simplesmente incrível. Quer um conselho? Que tal olhar novamente seu orkut e relembrar os depoimentos que você recebeu.

2) Scrap
“Só add com scrap”. “Respondo e apago”: os scraps também marcaram época. Rolava até uma competição pra ver quem tinha mais recados.

3) Comunidades

As Comunidades eram incríveis e funcionavam como um selinho que construia sua identidade. Você nem precisava entrar nas comunidades, bastante colecionar ali no canto aquelas que mais definiam o seu eu. As comunidades são tão incríveis que não há quem diga que não há nada parecido hoje. Eram fóruns mais divertidos e nonsense, menos formais. Há até umas clássicas: quem não lembra do “Eu Odeio Acordar Cedo”, com aquela foto do Garfield acordando. Além dos “jogo do add” e tudo mais, as comunidades eram realmente bem legais pra trocar informações, baixar seriado e até fazer amizades.

4) Fazer aniversário

“Meu aniversário tá chegando, já apareceu na lista do Orkut!” O seu dia especial só estava chegando de fato quando aparecesse na lista de aniversários. E como era legal receber muitos e muitos scraps no aniversário. 

5) Gelinhos, Corações e Sorrisos

Os gelinhos demonstravam o quanto você era legal, enquanto o número de corações mostravam se você era sexy e por último, as carinhas, que diziam se a pessoa era confiável ou não. Esses ícones construíram o caráter de muita gente lá no Orkut.














6) Sorte do Dia
A sorte do dia do Orkut é muito legal. Às vezes não falava nada com nada, mas também acontecia de acertar na mosca como estávamos no sentindo. E ela existe até hoje! 



7) Visitantes recentes

Ela aproxima pessoas, causava ciúme nas namoradas ou namorados e mata a curiosidade de muita gente que queria saber quem andou fuçando o perfil.

8) Hiper-valorização dos sentimentos
A nossa capacidade de amar as pessoas era enorme no Orkut. Aliás, quantos depoimentos, scraps e tudo mais você mandou com um “te amo?” Pra pessoas que você nem lembra quem são hoje em dia? Talvez por pegar a adolescência de muita gente – tempo em que nossos sentimentos são meio confusos mesmo – o Orkut, definitivamente, viveu uma época de hiper-valorização dos sentimentos. E não era bom amar e ser amado por todo mundo?

9) Buddy Poke 
Buddy Poke, em que criávamos um avatar tosco nosso pra sair xavecando geral, foi um dos joguinhos que fez mais sucesso no Orkut. Você podia mandar flores, dar soco, dar beijos, tocar guitarra e fazer outras coisas com quem tinha o avatar. Um belo jeito de dar “indiretas”.

10) Doodles especiais para Orkut.
Quem não gostava quando era lançado um doodle para o Orkut, na página inicial o orkut.
Logo abaixo seguem dois doodles comemorativos.





Créditos: youpix.com.br  e tecmundo.com.br

Parabéns Orkut, são 10 anos!

0 comentários: