Google Now

21:53 Lello Pensador 0 Comentários

Uma vez que você tem o Google Now Launcher, ou o novo widget de busca do Google, no seu Android Jelly Bean 4.1 ou superior, o Google Now pode fazer maravilhas com diversas informações do seu interesse, como Esportes, onde você pode receber informações, notícias e placares de equipes de praticamente qualquer esporte de qualquer país. Assim que você usa pela primeira vez, ele vai fazer uma série de perguntas sobre quais "cards" você quer ver - cada card contém informações de um tipo, como trânsito, esporte, ações da bolsa, lugares, etc - e se você quiser ter seu time preferido, ou vários times, num dos cards, acione essa opção.

Você pode ir direto em cada card clicando num ícone em forma de varinha mágica que há no canto direito inferior da tela do Google Now (ela é ativada clicando no widget de busca do Google). Lá você tem a opções "Personalize o Google Now" (Customize Google Now, em inglês). A primeira opção é Esportes (Sports) e ao clicar você terá a opção de Adicionar um Time pelo nome (Add a Team), de qualquer esporte. Não há (ainda) os nomes de todos os times de todos os esportes do mundo, então se você é Avaí, que joga a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, ainda não há cards informativos para ele. Ao adicionar um time, o Google passa a informar os próximos jogos e os placares. Algumas vezes também traz notícias.






Mas os cards podem ser ativados "passivamente" também. Se você buscar uma vez pelo placar de um jogo do Los Angeles Lakers na NBA, por exemplo, digitando "Los Angeles Lakers score" ou algo parecido, como "Lakers vs Heat score", ele vai retornar um placar em forma de card e vai gravar essa busca, pois subentendeu que você está interessado no time. Para desativar, basta clicar no ícone do lado do card e responder "não" à pergunta se quer receber atualizações daquele time.


Você também pode ativar os cards apenas realizando buscas no Google Search (desde que o Google Now esteja ativado). Você pode buscar por "placar Flamengo" e o Google Now gravará sua busca como um interesse em placares do time do Flamengo, e mostrará futuramente calendário de jogos e resultados. 




Ainda mais legal que isso é usar o dispositivo de voz do Google Search. Ao clicar no ícone do microfone, você pode simplesmente perguntar "Como foi o jogo do Flamengo hoje?" e ele trará a informação.

Obs: Há um recurso extra para aqueles que usam o Google Now em inglês: é a opção de ativar a busca por voz apenas falando "Ok Google". Ao dizer essas palavras, o Google automaticamente abre sua caixa de busca e fica aguardando você pronunciar sua busca, que pode ser a busca pela situação de um jogo naquele momento, como por exemplo, "How is the Lakers game going?". Se o jogo já terminou, você pode perguntar "How was the Lakers game tonight"?



As capacidades do Google Now melhoram a cada atualização do aplicativo. O Google entende seus trajetos no Google Maps, usa os compromissos do seu calendário, suas buscas, suas atividades no G+ e várias outras informações do seu uso do celular para mostrar informações atualizadas e interessantes personalizadas para você, sempre com a opção de desativar cada uma separadamente, ou em conjunto. Na versão atual, basta você ir duas vezes ao mesmo lugar com as configurações de geolocalização ativadas para ele entender que são lugares de rotina e ele passará a mostrar tempo de trajeto conforme o trânsito de momento e lhe enviará alertas quando o trânsito estiver ruim, recomendando que você saia um pouco antes ("um pouco" é injusto, porque ele diz exatamente quanto minutos deve ser). 


0 comentários: